O que é a hipermetropia?
O que é a hipermetropia?
O hipermétrope vê mal ao perto e ao longe. Se conseguir ver bem ao longe, será à custa de esforço e fadiga, pois o olho não é suficientemente potente: é “demasiado curto”, a imagem forma-se atrás da retina.
Figura 1 – O hipermétrope vê mal ao perto e só com esforço ao longe.
Figura 2 – Olho hipermétrope: a imagem forma-se atrás da retina.
Os primeiros sinais
Os primeiros sinais são fadiga ocular e dores de cabeça. O esforço permanente de acomodação pode ser a causa destas manifestações, mais frequentes ao fim da tarde e depois do trabalho. Uma fraca hipermetropia passa frequentemente despercebida até aos 35/40 anos, pois o olho “acomoda” para estabelecer uma imagem nítida. Nas crianças, quando a hipermetropia é forte, apercebemo-nos bastante cedo desta deficiência, pois é muitas vezes acompanhada de estrabismo que deve ser rapidamente corrigido.
Correção
A hipermetropia corrige-se com uma lente convergente (convexa), que recoloca a imagem sobre a retina.
Figura 3 – Lente convergente (convexa).
Alivia-se assim o esforço de acomodação ocular e evita-se a fadiga e as dores de cabeça. As lentes para hipermétropes são mais espessas no centro do que nos bordos, sendo que a diferença de espessura é tanto maior quanto mais forte for a hipermetropia.
Para um correcto diagnóstico e para saber qual o tipo de óculos e lentes mais adequado para o seu caso visite o Oculista das Avenidas, em Lisboa.
Achou esta informação útil? Partilhe-a com um amigo ou familiar: