Presbiopia: do que se trata?
Presbiopia: do que se trata?
A presbiopia é uma evolução natural da visão, que se manifesta em todas as pessoas a partir dos 40 anos: o cristalino perde a elasticidade, encurva-se de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, resultando numa crescente dificuldade em ver bem ao perto.
Figura 1 – Olho presbita: por insuficiência de acomodação, a imagem forma-se atrás da retina
Os primeiros sinais
Os seus braços já não são suficientemente compridos para poder ler o jornal? Tem dificuldade em enfiar uma agulha? Aproxima-se mais da luz? São os primeiros sinais da presbiopia.
Figura 2 – O presbita não vê nítido ao perto.
Compensação
Existem vários tipos de lentes corretoras. Para o aconselhar sobre as lentes mais adequadas às suas expectativas e necessidades, os especialistas terão de conhecer as suas atividades, tanto profissionais como de lazer. Embora todas as lentes para presbiopia tenham por objetivo proporcionar a recuperação da visão de perto inicial, não têm todas as mesmas características.
Figura 3 – A presbiopia compensa-se com vários tipos de lentes.
As lentes simples de leitura
Para ler o jornal, escrever, sem nunca olhar para além dessa distância, as lentes simples de leitura ou as “meias-luas” são adequadas. Mas quando levanta os olhos para ver o que está em visão intermédia e ao longe, as imagens tornam-se desfocadas, obrigando a tirar e pôr os óculos continuamente, ou a olhar por cima deles, tornando-se desconfortável.
Figura 4 – Lentes para ver ao perto.
As lentes bifocais
As lentes bifocais permitem ver ao perto e ao longe, mas são caracterizadas por uma linha de separação visível “visão de perto/visão de longe”. Esta linha constitui um obstáculo para os olhos do portador, que passam bruscamente da visão de longe à visão de perto, sem beneficiar do campo de visão intermédio.
No Oculista das Avenidas temos uma equipa profissional e dedicada, pronta a ajudar!
Figura 5 – Lentes bifocais para ver ao perto e ao longe.
Para um correcto diagnóstico e para saber qual o tipo de lentes mais adequado para o seu caso visite o Oculista das Avenidas, em Lisboa.
Achou esta informação útil? Partilhe-a com um amigo ou familiar: